Como pedir sua aposentadoria do INSS pela internet

22.MAR.2022 Isabella Ribeiro de Almeida

Hoje o mundo é digital e para se adaptar a essa nova realidade o INSS implementou há algum tempo o aplicativo "Meu INSS" onde é possível realizar pedidos através da Internet, podem ser realizados agendamento de diversos tipos de serviços como aposentadorias, benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), salário maternidade, entre outros, que são importantes para as pessoas.

A intenção do INSS foi facilitar para o segurado pedir seu benefício sem sair de casa, diminuindo as filas nas agências. Acontece que muitas pessoas possuem dificuldades em acessar o site ou mesmo o aplicativo, e isso acaba sendo um empecilho ao invés de ajudar.

Por esse motivo, resolvemos fazer um passo a passo bem explicadinho para que você consiga solicitar a sua aposentadoria através da internet sem ter dificuldade.

1. Primeiro é só acessar o site do MEU INSS, ou digitar no google: Para realizar o requerimento de aposentadoria, é necessário primeiramente entrar no site do INSS e fazer o login:

Site: https://meu.inss.gov.br/#/login

1. Clicar em "Entrar com gov.br"



2. Em seguida inserir o seu CPF e clicar em continuar:



3. Coloque a senha que cadastrou

OBS: Se você ainda não se cadastrou, será necessário fazer um cadastro respondendo algumas perguntas básicas sobre a sua vida laboral e dados pessoais.



Assim que você colocar a senha, tanto no site como no aplicativo, aparecerá a página inicial do MEU INSS, onde consta todos os serviços disponíveis ao cidadão, nesta página é possível consultar o seu extrato de contribuições, agendar perícia, etc.

4. Para realizar o pedido de aposentadoria clicar em "Novo Pedido"



5. Para facilitar, é só digitar "aposentadoria" ou o benefício desejado:



6. Nessa fase é importante saber qual é o tipo de aposentadoria que você estará solicitando ao INSS, se é por idade, por tempo de contribuição, rural ou urbano. Identificando o tipo de aposentadoria basta clicar em cima do benefício desejado.

7. Em seguida, vai aparecer uma página pedindo para atualizar o endereço, atualize se necessário e clique em avançar.

8. Confirmar o tipo de benefício e clicar em avançar:



9. Em seguida, você será direcionado para a página de juntada de documentos e confirmação de dados.

9.1 Será necessário colocar um e-mail e um telefone.

9.2 Na opção “deseja acompanhar o requerimento” sempre clicar em SIM (qualquer novidade ou andamento do processo vai chegar no seu e-mail ou por SMS no número do celular)

10. Descendo a barra de rolagem da mesma página existem algumas perguntas, você vai responder de acordo com a sua vida de trabalho, pois as respostas vão variar a depender de cada caso. Esses são alguns exemplos:

Você já trabalhou para algum município, Estado, Governo Federal e deseja contar esse tempo nesta aposentadoria? Selecione uma opção: A) Sim B) Não

Você trabalhou em atividade especial com exposição a agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física? Selecione uma opção A) Sim B) Não

Você já exerceu atividade rural que possa ser comprovada com documentos? Selecione uma opção A) Sim B) Não

Caso não tenha direito a este benefício, autoriza o INSS a conceder outro tipo de aposentadoria se atendidos os requisitos necessários? Selecione uma opção A) Sim B) Não

Caso você não possua os requisitos do benefício na data de hoje, autoriza o INSS a alterar a data do pedido para atender as condições para o benefício? Selecione uma opção A) Sim B) Não

Recebe pensão por morte deixada por cônjuge/companheiro(a) em outro regime de previdência social? Selecione uma opção A) Sim B) Não

11. Após responder as perguntas é hora de anexar (juntar) os documentos pertinentes que constarão nesta página:



11.1 Clicar no "+"

11.2 Clicar em anexar e selecionar o documento desejado.

Obs: Cada documento deve ser anexado no campo próprio, por exemplo, quando for anexar a carteira de trabalho, clicar no "+" ao lado dela e adicionar este arquivo.



Obs II: O arquivo que não tiver qualquer um dos nomes sugeridos pelo sistema, deve ser anexado em "Outros".

12. Por fim, revise se colocou todos os documentos necessários e após isso clique em avançar.

13. Na página seguinte é só selecionar a Agência do INSS da sua cidade ou da cidade mais próxima e avançar.

14. Pronto, o seu pedido de aposentadoria foi realizado com sucesso!

Para acompanhar o pedido de aposentadoria é só entrar no site ou aplicativo do MEU INSS fazer o login e clicar em "Consultar pedidos" e depois Detalhar.

É sempre importante mencionar que caso você tenha qualquer dúvida sobre a aquisição do direito de algum benefício ou até mesmo da forma de solicitar a sua aposentadoria, o ideal é procurar um profissional especializado para solucionar o seu caso.