Como pedir o Seguro-Desemprego pela internet?

18.MAI.2020 Isabella Ribeiro de Almeida

Primeiramente é importante destacar que, o seguro desemprego é um benefício que tem o objetivo ajudar financeiramente, durante um tempo determinado, o trabalhador que foi demitido sem justa causa ou que foi despedido de forma indireta.

Para ter direito ao Seguro-Desemprego, é preciso reunir alguns requisitos, tais quais, ter sido demitido sem justa causa, estar desempregado na hora do requerimento do benefício, não estar recebendo nenhum tipo de benefício da Previdência Social, exceto Pensão por Morte ou Auxílio Acidente e também não possuir renda própria capaz de fornecer o próprio sustento e de sua família.

Devido a atual situação de isolamento social em decorrência do Coronavírus no Brasil, os atendimentos presenciais para apresentar a documentação necessária para requerer o seguro-desemprego estão suspensos.

Sendo assim, toda a solicitação do Seguro-Desemprego (enquanto durar a pandemia) será feita através da Internet, onde o beneficiário deverá anexar os documentos para comprovar o direito ao benefício.

Como pedir o seguro-desemprego pela internet?

Se você cumpre os requisitos para solicitar o seguro-desemprego e quer saber como pedir pela internet, vamos te mostrar um passo a passo a seguir:

1º Passo: A solicitação deve ser realizada através do site Emprega Brasil, primeiramente, você deve criar um cadastro no site.

2º Passo: É só clicar em ENTRAR, no canto direito do site, conforme a imagem a seguir:



3º Passo: Em seguida é só clicar em QUERO ME CADASTRAR.

4º Passo: "Dados Pessoais" - Digite o número do seu CPF, nome completo, um telefone e também um e-mail (opcional).

5º Passo: "Validar Dados" - Agora é só digitar os dados que serão pedidos, sua data de nascimento, nome da mãe, etc.

6º Passo: "Habilitar Cadastro" - Em seguida você será direcionado para uma página, onde serão apresentadas 5 perguntas sobre o seu histórico de trabalho e você deve acertar pelo menos 4 delas. Esteja com a Carteira de Trabalho em mãos para facilitar, assim fica mais fácil de acertar as respostas.

7º passo: "Cadastrar Senha" - Depois de confirmar as informações do seu histórico de trabalho, é hora de criar sua senha definitiva. Depois disso, seu usuário estará validado com sucesso.

8º passo: Entre novamente no site do Emprega Brasil, clique em ENTRAR e na próxima página você clica em "JÁ TENHO CADASTRO"

9º passo: Em seguida coloque o número do seu CPF, clique em "próximo" e coloque a senha que você escolheu. Pronto, você será direcionado para a página do Ministério da Economia e na "Área do trabalhador" finalmente a opção de pedir Seguro-Desemprego estará liberada, como mostra a imagem:



10º passo: Você deve clicar nela e logo em seguida "Solicitar Seguro-Desemprego" e fornecer o número de requerimento de Seguro-Desemprego que é dado pelo seu antigo empregador.

11º passo: Preencha novamente as informações com seus dados pessoais e profissionais.

12º passo: Serão sugeridas vagas de trabalho que combinam com o seu perfil profissional e também cursos de qualificação para melhorar o seu currículo.

13º passo: confirme o desejo de receber o Seguro-Desemprego e depois faça o agendamento de um atendimento presencial à uma agência do Ministério do Trabalho e depois confirme.

Observação: Haverá uma etapa onde você deverá anexar a sua documentação

Pronto, você já fez a primeira parte da solicitação do benefício!

É possível fazer todo esse processo de solicitação do Seguro-Desemprego no celular, através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para iOS e Android).

Ainda está com dúvidas? Gostou da publicação? Mande a sua pergunta ou sugestão nos comentários.

E não esquece de compartilhar com os amigos, essa é uma informação muito importante que poderá ajudar muitas pessoas!

Isabella Ribeiro de Almeida
Assistente Jurídica